Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da UFRGS celebra 15 anos

Deixe um comentário

Institucionalizado em 2008, o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, busca contribuir na constituição de um referencial teórico sobre jornalismo ambiental em perspectiva interdisciplinar. Já são 15 anos de atividade ininterrupta, gerando uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão para promover a qualificação da área, como o projeto de pesquisa coletiva, em andamento, denominado “Estudo sobre aspectos epistemológicos do Jornalismo Ambiental” e as análises semanais do Observatório de Jornalismo Ambiental, criado para aproximar o público não acadêmico das nossas reflexões a respeito das coberturas jornalísticas sobre meio ambiente.

Desde o seu registro junto ao CNPq foram realizados diversos eventos, como quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA), e publicados os livros “Jornalismo Ambiental: Desafios e Reflexões” (2008), “Ecos do Planeta” (2011) e “Jornalismo Ambiental: Teoria e Prática” (2018), a fim de difundir as investigações que discutem a ecologização e/ou ambientalização do campo jornalístico.

Mesmo durante a pandemia, o grupo seguiu em plena atividade: em 2020, foram publicados o mini-manual “Cobertura jornalística das mudanças climáticas” em parceria com o Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM) e o Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (MDCS, Espanha), com participação da jornalista Sônia Bridi no evento virtual de lançamento; foi organizado o evento virtual “A Amazônia e os povos indígenas na comunicação das mudanças climáticas” em 2021, em parceria com o Grupo de Pesquisa Estrutura, História e Conteúdo da Comunicação (GREHCCO) da Universidade de Sevilha, da Espanha; em 2022, foi realizada a quinta edição do ENPJA também de forma virtual; e desenvolvida a pesquisa “Jornalismo e Engajamento Climático” em parceria com o Instituto Modefica.

Recentemente, em 2023, foi criado o o Grupo de Estudos Contemporâneos em Jornalismo Ambiental, atividade presencial na UFRGS para debater importantes referências da área com jovens jornalistas e estudantes de jornalismo. A missão é seguir abordando a dimensão ética e cidadã do jornalismo na compreensão dos problemas ambientais e na busca por soluções que considerem a complexidade das relações e das formas de estar no mundo.

Para acompanhar todas as ações de comemoração dos 15 anos, siga a página no Instagram (@jornalismoemeioambiente) e/ou no Facebook (GPJA – Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental)

O que é jornalismo ambiental? – Em recente artigo publicado no Nexo Políticas Públicas (Jornal Nexo), os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental Ilza Maria Tourinho Girardi, Eloisa Beling Loose e Wilson da Costa Bueno discorrem sobre o que é, afinal, jornalismo ambiental. Link ao artigo.

Deixe um comentário