Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Veículos – rádio, tv, jornal, revistas e internet

Estes links não esgotam o tema ´meio-ambiente´ na mídia. Há muitos outros saites de excelente qualidade que não são realizados por jornalistas e, por não preencher este simples critério,  não estão indicados abaixo, como, por exemplo Nosso Futuro Roubado.

Aceitamos sugestões –  utilizem a página de contato.

Rádios

  • Salão Verde – pela rádio da Câmara de Deputados – Brasília-DF. Vai ao ar às segundas-feiras na Rádio Câmara, em Brasília. O programa é veiculado às 7h, com reprise às 11h05. Também está disponível em http://www.radio.camara.gov.br.  Desde 2006, é editado pelas Jornalistas Ana Raquel Macedo e Monica Montenegro.

Emissoras de TV

Sites na Internet

  • Canal Ecowords – A missão do Canal Ecowords é gerar e divulgar conteúdos de valor para a promoção da qualidade de vida das pessoas e cidades; mostrar que a sustentabilidade na prática, por meio de ações simples e fáceis de aplicar, é o melhor caminho para ampliar a consciência ambiental presente e deixar seu legado para as futuras gerações.
    O blog é produzido por Sofia Jucon, redatora da revista Meio Ambiente Industrial, principal veículo informativo do setor, há mais de 26 anos, e atuação em veículos do setor de Agronegócio, Segurança e Saúde do Trabalho, Câmaras Setoriais e Indústrias do mais diversos tipos e portes, bem como Conselheira do Cosema (Conselho Superior de Meio Ambiente) da Fiesp.
  • AgirAzul.com – Mantido pelo jornalista João Batista Santafé Aguiar, AgirAzul.com sucedeu a iniciativa  AgirAzul na Redewww.agirazul.com.br.  Traz noticiário que tem como base a atuação da comunidade organizada em entidades no Rio Grande do Sul e reproduz, com licença, noticiário sobre os fatos na área ambiental no Brasil e no mundo.
  • Agência Eco Nordeste – Eco Nordeste é uma agência que nasceu com a proposta de oferecer conteúdo diversificado sobre Sustentabilidade, considerando o tripé ambientalsocial e econômico, a partir das muitas realidades da Região Nordeste do Brasil. Em destaque, temáticas como Agroecologia, Biodiversidade, Bioma Caatinga, Bioma Mata Atlântica, Consumo Consciente, Convivência com o Semiárido, Desertificação, Ecossistemas Costeiros, Eficiência Energética, Energias Alternativas, Energias Renováveis, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, Populações Tradicionais, Responsabilidade Socioambiental,  Tecnologias Sociais, Turismo.
  • Agência Envolverde -A Envolverde se dedica há 20 anos em fazer conteúdo jornalístico para mídias, empresas e o próprio site. Como missão: Ampliar o conhecimento social da sustentabilidade através do jornalismo e da comunicação. Visão: Ser parte de um processo transformador da sociedade em direção a uma economia sustentável. Atuação:  Construir parcerias e redes sólidas com os mais diversos atores da sociedade, de forma a chegar a todos os públicos.  Foi fundada em 8 de janeiro de 1998. Adalberto Marcondes e equipe mantém também o Instituto Envolverde.
  • Revista Eco21 – A revista ECO•21, fundada em 1990 com o nome de ECO-RIO numa homenagem à RIO’92, é uma publicação independente, pioneira na divulgação de documentos, ensaios, entrevistas e textos de informação ambiental; escritos por especialistas de renome nacional e internacional. A partir de Dezembro de 1998, passou a se denominar ECO•21 em homenagem ao Século 21 e à Agenda 21 da Conferência do Rio de 1992. A ECO•21 é o jornalismo ambiental do Século 21
  • Sustenta Ações – Produzido pela jornalista Letícia Maria Klein. Foco em meio ambiente e ciência. Blog foi criado em 2013 para compartilhar questões socioambientais, dar dicas de sustentabilidade
  • Revista Claves21  – A Revista Claves21 conecta jornalistas em rede de profissionais e estudantes de jornalismo e comunicação dedicados e / ou partes interessadas sobre jornalismo ambientalClaves21 compromisso de articular e fortalecer a cobertura ambiental notícia na Argentina, um espírito federal ea perspectiva regional e também visa a fornecer recursos, treinamento e conscientização, tanto para jornalistas e para o público em geral.
  • EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais – NEJ/RS – A EcoAgência foi fundada para viabilizar a cobertura do Forum Social Mundial de 2002, em Porto Alegre. Mais de dez jornalistas de todo o Brasil trabalharam voluntaria e gratuitamente para o esforço de cobertura do Fórum, destacando a atuação das ONGs ambientalistas. De lá para cá, a Agência de Notícias cresceu. É administrada e alimentada pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS. Arquivo das notícias dos primeiros anos encontra-se em www.agirazul.com.br
  • O Eco – O Eco é um site de jornalismo ligado no meio ambiente. Trata de qualquer assunto. Mas seu ponto de vista é a conservação da natureza. Desta perspectiva editorial, está aberto às opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates. Mas se interessa particularmente pelas pessoas que falem pelos bichos, as plantas e outras criaturas que não têm voz na política e nos meios de comunicação. Acha que as leis ambientais existem para serem cumpridas por todos os brasileiros, porque todos os brasileiros têm direito à saúde ambiental. (texto do próprio saite).
  • Portal do Meio Ambiente – Agência REBIA de Notícias Socioambientais – A REBIA tem consciência de seu papel de resistência da cidadania ambiental. Tem por objetivo ampliar a voz da cidadania socioambiental atuante nas organizações da sociedade civil que muitas vezes enfrenta um bloqueio das mídias de mercado para suas idéias e ações, especialmente quando oferece resistência ao modelo predatório e injusto de desenvolvimento – o mesmo modelo que financia as mídias de mercado – e a favor de outro modelo, sustentável e solidário. http://www.portaldomeioambiente.com.br
  • Revista Ecológico– Diferentemente do jornalismo tradicional e diário, a Ecológico se destaca pelo tom amoroso – e ao mesmo tempo analítico – de suas reportagens e a beleza das fotografias, aliados a uma diagramação dinâmica. Esses diferenciais são apontados por parceiros e anunciantes como fatores essenciais por terem escolhido a Ecológico para divulgar suas marcas.
  • Folha do Meio Ambiente Desde 1989 um grupo de jornalistas brasileiros, liderados por Silvestre Gorgulho, firmou um compromisso solene de fazer um jornal que discutisse os temas ambientais e pudesse ajudar na luta por um futuro comum mais sadio. Um jornal que lutasse pelo resgate da cidadania, pelo uso racional dos recursos naturais, pela educação e conscientização dos habitantes desse planeta. E assim, em junho de 1989, nascia a Folha do Meio Ambiente, dois anos antes da Conferência da ONU, no Rio de Janeiro, a ECO-92.
  • Silvia Marcuzzo – Desde agosto de 2021, a jornalista Silvia Marcuzzo conduz o site www.silviamarcuzzo.com.br, trazendo artigos, reflexões e conteúdos, em diferentes formatos, sobre as questões da comunicação e do comportamento para encarar os desafios socioambientais e sua relação com a crise climática.
  • Conexão Planeta – Iniciativa criada a partir do idealismo de jornalistas com larga experiência em sustentabilidade adquirida ao longo de 8 anos no Planeta Sustentável. As jornalistas Mônica Nunes e Suzana Camargo editam o site.  Afirmam que: “Nossa missão é Inspirar para a Ação. Queremos que a cada texto lido, mais e mais brasileiros sejam estimulados a tomar parte deste grande movimento. Não estamos sozinhas! Milhões de pessoas no mundo todo têm ido às ruas para mostrar que desejam uma sociedade mais justa e igualitária. E há também aquelas que transformam o lugar onde vivem com pequenas ações, que se multiplicam. Estamos nos juntando a elas. Porque estamos todos conectados.”

Redes Sociais

  • Canais no YouTube

    • Canal de Sucena Shkrada Resk – No canal da jornalista Sucena ela traz as edições do Vozes do Bioma. Em agosto de 2021, foi anunciada a 90ª entrevista com a bióloga Neluce Soares, do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas a ser transmitida dia 31/8/2021.  Os programas duram cerca de 30 minutos e ficam à disposição dos interessados lá no canal.
  • Instagram

  • Páginas no Facebook

Revistas

  • Revista do Meio Ambiente – da REBIA – Iniciativa suspensa depois do falecimento do jornalista Vilmar Berna, em 2021. Rede Brasileira de Informação Ambiental, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de contribuir para a formação e mobilização da Cidadania Ambiental planetária através da democratização da informação ambiental e da educação ambiental, com atuação em todo o território nacional.

Atualizado em 27/8/2021

3 thoughts on “Veículos – rádio, tv, jornal, revistas e internet

  1. Olá!

    Eu e a colega Mônica Montenegro editamos desde 2006 um programa radiofônico de meio ambiente, o Salão Verde, que vai ao ar às segundas-feiras na Rádio Câmara, em Brasília. O programa é veiculado às 7h, com reprise às 11h05. Também está disponível em http://www.radio.camara.gov.br.

    Abraço,
    Ana Raquel Macedo

    Salão Verde- o meio ambiente nas ondas do rádio
    Rádio Câmara- FM 96,9 Mhz, Brasília/DF
    http://www.radio.camara.gov.br
    anaracsj@hotmail.com
    anaraquel.ferreira@camara.gov.br

  2. Olá João Batista, tudo bem?
    Sou a Sofia Jucon, jornalista especializada em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa. Vou registar todos esses veículos em minha agenda.
    Gostaria também de aproveitar para apresentar o meu portal de notícias, o Canal Ecowords (https://ecowords.com.br).
    Este blog está no ar há cerca de dois anos com o objetivo de ajudar a comunicação ambiental a ecoar nos quatro cantos do Brasil. Com a divulgação de informações de valor sobre o que acontece no dia a dia da sustentabilidade atuamos para que o tema faça sentido na vida das pessoas e mostre que ser sustentável ajuda a melhorar a qualidade de vida individual e coletiva. A missão do Canal Ecowords é gerar e divulgar conteúdos de valor para a promoção da qualidade de vida das pessoas e cidades; mostrar que a sustentabilidade na prática, por meio de ações simples e fáceis de aplicar, é o melhor caminho para ampliar a consciência ambiental presente e deixar seu legado para as futuras gerações.
    O blog conta com a minha expertise como redatora da revista Meio Ambiente Industrial, principal veículo informativo do setor, há mais de 26 anos, e atuação em veículos do setor de Agronegócio, Segurança e Saúde do Trabalho, Câmaras Setoriais e Indústrias do mais diversos tipos e portes, bem como Conselheira do Cosema (Conselho Superior de Meio Ambiente) da Fiesp.
    Agradeço se puder inserir nosso veículo nesta tão importante rede de Jornalismo Ambiental.
    Mais informações: https://ecowords.com.br / @canalecowords.com.br
    Grata. abs
    Sofia Jucon

Deixe um comentário