Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Pesquisa inédita traz dados sobre os participantes da RBJA – Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

Deixe um comentário

Membros da RBJA desejam fortalecimento da rede para impulsionar parcerias jornalísticas

Pesquisa da RBJA mapeou perfil dos membros da rede e o interesse em modelo de associação

Os membros da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) desejam o fortalecimento da instituição para impulsionar parcerias jornalísticas e garantir a qualidade do jornalismo ambiental brasileiro. É o que indica a “Pesquisa sobre o perfil do participante da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental”, criada pela Rede para aprimorar as ações da nova Diretoria e embasar as estratégias de filiação e de funcionamento da RBJA.

A pesquisa foi veiculada pelo Formulários Google e distribuída entre maio e junho de 2025 nos grupos oficiais da RBJA no WhatsApp e na lista de e-mails, assim como pelas redes sociais da Rede. Composta por 20 perguntas, ela levantou o perfil demográfico dos membros da RBJA, o interesse em associação e as formas de interação.

RBJA tem equilíbrio entre homens e mulheres, mas tem pouca inclusão racial

Dos 135 respondentes, identificou-se que a RBJA tem participação equitativa entre mulheres e homens: 57,04% declararam-se como mulheres cisgênero e 40% como homens cisgênero. A maioria é de pessoas brancas (75,55%), com 22,22% de pessoas negras (17,04% declararam-se pardos e 5,18%, pretos).

A pesquisa também indica prevalência de profissionais com 31 a 50 anos (23,7% de 31 a 40 anos e 27,4% de 41 a 50 anos), estendendo-se ainda à faixa etária dos 51 a 60 anos, com 19,9% dos participantes. Entre os 25,92% de participantes que se declaram da comunidade LGBTQIA+, 8,15% têm entre 20 e 30 anos, e 11,85% entre 31 e 40 anos. Dos 35 participantes que se identificaram como LGBTQIA+, 57,14% eram mulheres cis.

“Conhecer o perfil dos participantes da Rede é fundamental para buscarmos os melhores caminhos para que a RBJA seja uma organização que una e beneficie os profissionais que dela participam de forma a estimular a permanência e o crescimento da cobertura socioambiental em nosso país de dimensões continentais”, afirma a atual presidente da Rede, Maristela Crispim.

Maioria dos membros da RBJA são da região Sudeste

Com 47,41%, o Sudeste destaca-se como principal região de atuação dos profissionais respondentes. Esses jornalistas sudestinos também tendem a atuar emoutras regiões do País — principalmente pessoas brancas entre os 31 e 50 anos de idade.

As regiões Norte e Centro-Oeste empatam no fim da lista, com 12,35% cada. O Nordeste abrange 14,11% dos membros e o Sul, 16,47%.

É essencial que a RBJA agregue os profissionais que atuam na cobertura socioambiental de todas as regiões brasileiras. Pensamos, inclusive, em estimular a realização de eventos regionais intercalados ao Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA), que é realizado a cada dois anos”, afirma Maristela, que atua no Estado do Ceará.

Membros apoiam modelo de associação para fortalecer jornalismo

Criada em 1998, a RBJA ainda não atua no modelo de associação, ou seja, membros que pagam uma mensalidade à instituição em troca de benefícios. No entanto, a pesquisa aponta interesse dos participantes em aderir como associados mediante pagamento.

Questionados sobre os motivos de uma possível associação, os respondentes demonstraram demanda por mais conectividade e parceria no jornalismo ambiental brasileiro.

Dos 135 participantes da pesquisa, 75,55% mostraram seu interesse no acesso a bancos de dados e fontes, e 71,11% em “atividades educativas e de formação, como palestras, oficinas e mesas redondas” e em uma “rede de jornalistas para firmar parcerias”. Outros 63,70% pontuam que seriam associados para viabilizarem “trabalhos colaborativos”.

Os resultados foram analisados pro bono pela doutora Sandra Beltrán Pedreros, bióloga, consultora e divulgadora científica do canal Aquófilos.

— Acompanhe a RBJA pelo perfil no Instagram.

— Veja o estudo sobre o Perfil dos integrantes da RBJA na íntegra ( PDF)

Redação da jornalista Catalina Leite, com edição.  Assine o Canal do Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para neste link.

Deixe um comentário