O protagonismo dos jornalistas da Amazônia na cobertura da COP 30
Sebrae do Pará está capacitando comunicadores locais na preparação para o evento, que acontecerá em Belém em 2025
Em 2025, pela primeira vez, a Conferência das Partes (COP) da ONU acontecerá na Amazônia Legal: em Belém, no Pará. A COP 30 será uma oportunidade para colocar ainda mais em evidência a necessidade de preservar a maior floresta tropical do planeta para limitar o aquecimento global. Nesse contexto, os jornalistas do Pará terão um papel fundamental, ao lado de jornalistas especializados em clima do Brasil e do mundo, na cobertura do evento. final, são eles que vivem e conhecem os desafios e oportunidades da região.
Visando qualificar a cobertura de um evento internacional deste porte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está realizando na capital paraense uma formação para jornalistas locais.

“A COP 30 será a ‘COP da floresta’ e as pessoas que vivem aqui devem ser protagonistas da história que vamos contar para o mundo. Isso inclui não só os pequenos empreendedores locais, que estamos capacitando, como também os comunicadores locais”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. “Eles têm um conhecimento que fará diferença na forma como nosso bioma será retratado na cobertura da conferência do clima”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Em formato híbrido, a capacitação, oferecida por professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), está fornecendo aos participantes ferramentas para cobrir a COP 30, complementando o conhecimento que esses profissionais já têm de cobertura de pautas relacionadas com a Amazônia.
A aula de encerramento, que acontece em formato presencial nesta quinta-feira (26/9/2024), terá como foco o papel do Brasil na governança ambiental internacional e contará com a presença de jornalistas nacionais renomados, como Caco Barcellos.
Sobre a COP 30 – Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A expectativa do Sebrae/PA é que toda a mobilização gerada para a COP 30, em Belém, deixe um legado importante para a capital paraense, consolidando-a como um novo polo turístico receptivo no Brasil.
Sobre o Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todos os municípios paraenses, por meio de 13 agências regionais, sediadas em municípios polo, e por meio de pontos de atendimento e das Salas do Empreendedor, em parceria com entidades de classe e prefeituras municipais, respectivamente.
Texto de divulgação com edição Assine o Canal do Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para neste link.
