O Conselho de APIA -Asociación de Periodistas de Información Ambiental, com sede em Madrid, Espanha, manifestou a sua rejeição do cancelamento pela administração da Rádio Televisão Espanhola da transmissão de dois programas ‘El Escarabajo Verde’ (O Besouro Verde, em tradução livre para o português), dirigido por Mario de la Mano, jornalista, sócio da APIA.
Os relatórios, intitulados “Em nome da Terra”, meia hora cada um, focaliza as ações de protesto pacífico realizados ONGs ambientalistas e ecologistas espanhóis e internacionais, como a Greenpeace Espanha, Ecologistas em Ação, AnimaNaturalis Espanha, e outras, e estavam prontos para serem transmitidos em em 13 e 20 de Maio.
Como tem denunciado o Conselho de Informativos da TVE “a direção da TVE decidiu adiar a emissão desses dois capítulos até depois das eleições“, no que considera a APIA há toda a aparência de uma possível censura.
Besouro verde é o único programa que é transmitido ambiente na Espanha em um nível estadual rede de televisão e estava há 19 temporadas ininterruptas no ar, durante o qual recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos.
