Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Nova edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha

1 Comentário

Agência Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) lançaram nesta quinta-feira a 23ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha. 

Poderão concorrer jornalistas dos 22 países ibero-americanos, além de profissionais de Angola, Cabo Verde, Estados Unidos, Filipinas, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Israel, Marrocos, Moçambique, Principado de Andorra, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.   Os prêmios serão divididos nas categorias Impresso, Rádio, Televisão, Fotografia e Jornalismo Digital e tem o patrocínio da OHL, grupo internacional de concessões e construção. Além disso, será concedida pela quarta vez o Prêmio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que conta com o patrocínio da Fundação Aquae.Junto ao Prêmio Internacional Rei da Espanha foi convocada também a 12ª edição do Prêmio Dom Quixote de Jornalismo, patrocinado pelo grupo Tragsa, e que avalia a qualidade linguística, o bom uso e enriquecimento do idioma espanhol.

Para concorrer, os trabalhos têm que ter sido publicados em espanhol ou português entre 1º de setembro de 2014 e 31 de agosto de 2015. Eles deverão ser enviados à sede central da Efe em Madri, às Delegações da Agência nos países que podem participar dos prêmios ou às embaixadas da Espanha nessas nações até o dia 30 de setembro.

A previsão é de que o resultado seja divulgado em janeiro de 2016 e os prêmios serão entregues posteriormente pelos reis da Espanha em um ato em Madri.

As bases para os trabalhos e os detalhes podem ser consultados através do site da Agência Efe (www.efe.com). O ganhador de cada categoria receberá um prêmio de 6 mil euros (pouco mais de R$ 20.500), e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios. O vencedor do Prêmio Dom Quixote de Jornalismo, por sua vez, receberá 9 mil euros (pouco mais de R$ 30.700) e um troféu.

O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha tem por objeto reconhecer o trabalho dos profissionais do Jornalismo de Línguas Portuguesa e Espanhola dos países que formam a Comunidade Ibero-Americana de Nações e com Estados com as quais a Espanha mantém vínculos históricos e culturais.

Na edição anterior, o prêmio de melhor Fotografia foi para o brasileiro Domingos Peixoto, pela imagem do cinegrafista Santiago Andrade sendo atingido por um rojão durante os protestos no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014.

Já a premiação de TV foi para o colombiano Juan Carlos Iragorri e sua equipe; a de Rádio foi para a espanhola Margarita Esparza; a de Jornalismo Ambiental foi para os espanhóis Nuria Mejías e José Luis Fernández Cabeza e equipe; a de Impresso foi para o boliviano Roberto Navia; e a de Jornalismo Digital para os argentinos José Fernando López e María Arce e equipe.

Já o Prêmio Dom Quixote de Jornalismo foi outorgado ao peruano Fernando Iwasaki.

One thought on “Nova edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha

  1. Antonio Carlos Teixeira's avatar

    Reblogged this on Comunicação Ambiente Sustentabilidade and commented:
    23ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha.

Deixe um comentário