A aluna de Jornalismo da UniRitter de Porto Alegre (RS), Luiza Guerim, relatou, em matéria divulgada nesta sexta-feira no blog ‘Jornalismo Ambiental Unirriter’ sua estada na Santa Fe University of Art and Design no Novo México, sudoeste dos Estados Unidos.
Incrédula em relação à qualidade de ensino que receberia, considerando que os Estados Unidos são os principais vilões na área de mudanças climáticas, freqüentou uma disciplina sobre o tema. Sobre os colegas, anotou, “era possível notar uma certa ingenuidade e presunção de alguns colegas e da própria professora sobre o assunto”. Muitas vezes, continuou, “a “culpa” da situação caótica e preocupante da poluição ambiental era jogada para China e outros países, ignorando o fato de que os Estados Unidos são também responsáveis pelo que acontece“. “É provável que não entendam que a cultura norte-americana do consumo exacerbado e do desperdício, tão natural e comum para a sua sociedade, contribui e muito para a poluição e destruição do nosso planeta.”.
O que descobri nesses quatro meses morando e estudando nos Estados Unidos foi que temos muito o que aprender com os estadunidenses ,concluiu,
Leia a íntegra do texto em versões em português e em inglês.

25/05/2015 às 11:08
Reblogged this on Comunicação Ambiente Sustentabilidade and commented:
Os estudos sobre clima nos EUA, sob o ponto de vista de uma jornalista brasileira.