O blog da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FAAC, por Ana Beatriz Ferreira e Maria Tebet, publicou a nota seguinte sobre a Semana Estado de Jornalismo Ambiental:
Frio, ameaça de greve no metrô em São Paulo e uma boa expectativa: conhecer grandes profissionais, aprender, e ouvir sobre meio ambiente. Colocando a questão ambiental em pauta na primeira semana do mês de junho, a Semana Estado de Jornalismo Ambiental promove aos alunos de jornalismo de todas as universidades do país palestras com especialistas em meio ambiente, representantes de ONGs ambientais e jornalistas.
A importância do evento é evidente, e desde o início comentada pelos palestrantes. “A questão ambiental não é prioridade no Jornalismo”, disse Dener Giovanini, ambientalista e documentarista. Ele e Manoel Serrão, da Funbio, foram os convidados do primeiro painel do primeiro dia, 3, “Preservar é legal”. O uso equivocado do termo “sustentável”, sempre aliado ao consumo, foi um fato observado na apresentação de Dener, que deu atenção também ao poder do jornalista em ser a voz questionadora e o tradutor das questões ambientais para a população. A escassez da água e a busca por soluções foram os tópicos do segundo painel da tarde.
Na manhã do segundo dia, 4, uma aula – especialíssima – sobre jornalismo colaborativo e investigativo com Marina Amaral, diretora de Jornalismo da Agência Pública. Com uma alegria contagiante, Marina contou um pouco sobre os bastidores do projeto que coordenou, o “Amazônia Pública”, e deu muitas dicas sobre o trabalho de investigação jornalística.
Veja a nota na íntegra na página original
