O Jornalista Roberto Villar Belmonte começou a dar aulas de Jornalismo Ambiental na UNIRITTER, em Porto Alegre (http://www.uniritter.edu.br). São duas turmas do quinto semestre, 24 alunos na manhã e 36 à noite. E a disciplina já nasce como obrigatória. Serão 76 aulas no semestre.
Para Villar, o meu desafio nesta disciplina é ensinar o alunos que jornalismo ambiental está em todas as pautas, é uma maneira de olhar para o mundo em crise. A respeito do plano de ensino, informa que tem por objetivo capacitar os alunos e alunas a transitarem pelas principais pautas e não serão especialistas, mas sim capazes de buscar fontes qualificadas sobre os grandes temas ambientais. O novo professor comenta que seus alunos já começaram a ler os clássicos na área: Primavera Silenciosa, de Rachal Carson; Nosso Futuro Comum, relatório da Comissão Brundtland, de 1987; O Fim do Futuro, de José Lutzenberger; Colapso – Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, de Jared Diamond, e outros textos fundamentais e que ensinam a olhar em busca do processo, dos porquês, das conexões.
Entende o premiado Jornalista que “reforçar os fundamentais do jornalismo é ensinar jornalismo ambiental”
- Roberto Villar faz Mestrado em Jornalismo na FABICO/UFRGS e é repórter free lancer. Foi fundador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, em 1998.
- Pode ser contactado pelo email rvillar21@gmail.com ou no Facebook: https://www.facebook.com/roberto.villarbelmonte.
Texto de João Batista Santafé Aguiar para Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

