(10/12/2012) – O programa Sala de Notícias e o Canal Futura comemoram a conquista do prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Meio Ambiente. Na última semana, a repórter Renata Ferraz e a diretora do episódio Cicloativistas, Eliza Capai, foram a Brasília receber as homenagens.
“Um prêmio desse porte consagra o reconhecimento do Sala de Notícias no mercado jornalístico e audiovisual brasileiro. O programa valoriza o realizador independente e trata de temas atuais através de narrativas autorais e inovadoras. Outro aspecto importante desse prêmio é o fato de ter sido na categoria Meio Ambiente. O jornalismo ambiental tem papel fundamental na transição rumo a uma cultura mais sustentável de âmbito global e aplicação local”, afirma Renata.
A reportagem documental Cicloativistas procura entender quais são as mudanças necessárias para nos deslocarmos melhor em nossas cidades. A busca por uma resposta à estranha equação entre velocidade e locomoção – em que, muitas vezes, maiores limites se refletem em menores médias de velocidade dos veículos – levou Eliza a estudar modelos de transporte que deram certo e estimular uma lógica sobre o cicloativismo no Brasil.
Veja a matéria premiada:
Cicloativistas – Sala de Notícias
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) criou o prêmio como forma de estimular a produção de matérias jornalísticas sobre o setor, com o objetivo de promover uma reflexão e um debate mais profundo sobre a importância do transporte no processo de desenvolvimento social e econômico do país.
Fonte: http://www.futura.org.br/blog/2012/12/10/programa-sala-de-noticias-ganha-premio-de-jornalismo-ambiental/

