Brasília sediará a quinta edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em outubro de 2013. Organizado pela Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA), o evento espera reunir mais de mil participantes, entre profissionais de comunicação, especialistas em sustentabilidade, empresas, ONGs, organismos de governo relacionados a questões sociais e ambientais, membros da Rede, além de estudantes e pesquisadores de comunicação socioambiental. Evento reunirá mais de mil participantes.
O Congresso tem por objetivo contribuir para o debate sobre desenvolvimento e meio ambiente, qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos. Em paralelo, ocorrerá o Encontro Científico, com apresentação de trabalhos de pesquisa e experiências.
A programação contará ainda com plenárias, oficinas de capacitação e exposição de produtos e ações sustentáveis.
A comissão organizadora do 5º Congresso, que acontece nas comemorações dos 15 anos da RBJA, conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, onde realiza suas reuniões.
Saiba mais sobre a RBJA
Fundada no segundo semestre de 1998, a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) é uma plataforma de interação entre jornalistas, estudantes, assessores de imprensa e acadêmicos interessados em discutir temas que envolvam jornalismo e meio ambiente. A Rede tem como objetivos principais discutir jornalismo ambiental, integrar jornalistas que cubram os temas da sustentabilidade, ser uma ferramenta para troca de informações sobre fontes especializadas.
Para a interação entre seus membros e debates sobre temas referentes ao jornalismo ambiental, a Rede possui uma lista no Yahoo Grupos (http://br.groups.yahoo.com/group/jorn-ambiente/) e um grupo de discussão no Facebook (http://www.facebook.com/groups/243251852417376/).
